quarta-feira, 5 de março de 2008

Ilusões de óptica

Olhe a imagem (se quiser amplie clicando em cima). Se ela parece se mexer, saiba que seus olhos estão errados. Mesmo assim eles são normais. Descubra o porquê lendo abaixo.























Este é um exemplo de ilusão na percepção de movimento, visto em estímulo físico (a imagem) que é, de facto, imóvel ou estática. Este fenómeno que engana os nossos olhos ocorre porque as imagens que fazem isso foram construídas propositalmente para tal. Existe controvérsia quanto às explicações científicas, mas sabe-se que os olhos não são os responsáveis. Supostamente, o problema ocorre porque uma região do cérebro chamada córtex, que é responsável pela percepção de movimento, é directamente estimulada por essas imagens.

Ilusões de Movimento são apenas um dos tipos de ilusão de ótica, apesar disto pode ser um dos mais incômodos, pois, em alguns casos, chegam a provocar tontura e mal-estar em quem observa.

O truque, senão para evitar, mas pelo menos para ter certeza que as imagens não estão em movimento é não olhar difusamente para ela como um todo. Fixe a sua visão num ponto que parece mover-se e você notará que ele está completamente parado. Esforçando-se bastante ao focar este ponto com muita concentração, a ilusão toda parará.

Sem comentários: